sábado, 14 de maio de 2011

Perfumes Chanel, queridinhos das mulheres

   A revista Cláudia do mês de maio traz uma matéria chamada Cheiro de Sucesso, que apresenta os 10 perfumes mais vendidos do mundo. E não é que só deu Chanel na lista! Dos 10 perfumes mais vendidos, 4 são da maison francesa. São eles: N⁰ 5, Coco Mademoiselle, Chance e Allure.
N⁰ 5 em primeiro lugar na lista; Coco Mademoiselle em segundo; Chance em sétimo e Allure em nono.
   Ah gente, acho justo o N⁰ 5 liderar esta lista! Foi Coco Chanel que criou o primeiro perfume artificial, que usava grandes quantidades de aldeídos e substâncias sintéticas.  Antes disso os perfumes tinham de ser aplicados em grandes quantidades ou eram reaplicados várias vezes durante a noite.


Coco Chanel decidiu em 1920: “Quero dar às mulheres um perfume artificial. Sim, eu disse artificial, como um vestido, algo que foi feito. Não quero nenhuma rosa ou lírio do campo. Quero um perfume que seja uma composição”.




O lado curioso da história, mas que muitas fãs desconhecem é a origem do nome N⁰ 5: Ernest Beaux, encarregado de criar os aromas “artificiais”, apresentou a Gabrielle Chanel seis frascos  numerados de perfumes... após testar todos, ela decidiu que o escolhido seria o de número 5. Daí a origem do nome do perfume. Cenas da escolha do perfume são exibidas nos filmes: “Coco antes de Chanel” e “Coco Chanel e Igor Stravinsky”. Neste último, Coco Chanel fala que perfume tem que ter cheiro de mulher e não de flor. Este era seu intuito ao lançar o número 5, descrevendo-o como “um perfume de mulher com cheiro de mulher”.
Pôster do filme Coco antes de Chanel
Pôster do filme Coco & Igor Stravinsky



  Primeiro perfume da Maison Francesa - Chanel N⁰ 5 - criado há mais de 90 anos, figura no topo da lista de perfumes mais vendidos do mundo e já teve como garotas propagandas em suas campanhas: Carole Bouquet, Nicole Kidman, Audrey Tautou, Catherine Deneuve e Marilyn Monroe.
Carole Bouquet
Audrey Tautou
Nicole Kidman
Catherine Deneuve

Marilyn Monroe
 Certa vez, quando questionada sobre o que vestia para dormir, Marilyn chegou a afirmar que usava apenas algumas gotinhas do perfume. Chique não?

Confesso que fiquei super feliz ao ao ler a matéria da Cláudia e ver o Chanel N⁰ 5 no topo da lista, principalmente porque tenho um e ele é realmente maravilhoso! A fixação dele então, me deixa sem comentários...

Bjo chic!

Foto: Reprodução

4 comentários:

  1. Hum... é realmente o melhor de todos, cheiro de mulher mesmo!

    iloveleli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Tenho um blog de perfumes e irei mencionar o seu blog, pois achei muito bacana seu post.

    www.seucheiroso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada SeuCheiroso, ficamos muito felizes! Fique à vontade para mencionar o blog :)

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso né Leli! E a fixação é perfeita. Um verdadeiro clássico.

    ResponderExcluir

Postagens populares